21 dez 2016

Medir Resultados de Eventos: Passo a Passo

Medir resultados de eventos é essencial para saber se os objetivos foram alcançados com sucesso Todo mundo sonha em fazer os mais deslumbrantes e comentados congressos, feiras, encontros e debates do segmento. Mas após a desmontagem, como medir resultados de eventos? Como ter a certeza de que foram um pleno sucesso? Para que você não tenha mais dúvidas […]


Medir resultados de eventos é essencial para saber se os objetivos foram alcançados com sucesso

Todo mundo sonha em fazer os mais deslumbrantes e comentados congressos, feiras, encontros e debates do segmento. Mas após a desmontagem, como medir resultados de eventos? Como ter a certeza de que foram um pleno sucesso?

Para que você não tenha mais dúvidas quanto a isso, a Costa Brava preparou este artigo inédito que mostra, em um passo a passo, como saber se seu evento atingiu os objetivos esperados e quais foram os pontos positivos e a serem aperfeiçoados.

Por que medir resultados de eventos?

Continuidade com sucesso

Ao mensurar resultados, é muito mais fácil avaliar os pontos que podem ser melhorados nas próximas edições e quais os aspectos positivos que justificam sua continuidade. Ou seja, seu evento terá um progresso de sucesso através da análise do histórico de resultados.

Maior credibilidade

Quando um evento tem sucesso, é muito provável que os patrocinadores (quando houver) e apoiadores tenham sido beneficiados. Isso aumenta a possibilidade de eles desejarem novas parcerias para a próxima edição.

Quando houver erros na organização que tenham prejudicado esses parceiros, ao medir resultados de eventos torna-se mais simples a missão de identificar o que deve ser ajustado.

Satisfação do público

Ter feedback dos participantes, compreender o que agradou e o que pode ser aprimorado é importantíssimo para que o público sinta-se valorizado – afinal, eles são a razão do evento.

O que posso avaliar ao medir resultados de eventos?

Ao ter a medição dos resultados de um evento realizado por sua empresa, é possível ter a análise:

1. Da empresa realizadora em si (quais foram os impactos gerados – tanto econômico quanto social, por exemplo);

2. Da empresa, realizadora do evento, segundo os participantes;

3. Dos participantes em relação ao evento (perfil, quais foram as atrações mais assistidas, quantidade de itens do coffe break consumidos, outras refeições eventuais, etc.);

4. Dos fornecedores e parceiros sobre a organização do evento,

5. Da organização do evento em relação aos fornecedores e parceiros escolhidos.

Eventos de grande porte geralmente realizam cada uma dessas medições separadamente. Logo, antes mesmo de medir os resultados de eventos, já se tem claro qual análise será apurada.

Como medir resultados de eventos – passo a passo?

 

1. Análise de números

Despesas e ganhos econômicos diretos são os principais impactos contáveis e tangíveis de um evento – e normalmente são mensurados pela análise de números.

Modelo mais habitual, esta avaliação nada mais é do que reunir todos os dados estatísticos coletados que, por sua vez, serão comparados com a missão e objetivos esperados.

O que avaliar: Número de participantes, contatos obtidos, interações com determinada ação (ex: sorteio), despesas, entre outros.

 

2. Reunião com fornecedores e parceiros
Fazer uma reunião com os envolvidos na organização, como parceiros, patrocinadores e fornecedores, é de extrema importância.

O que avaliar: Pontos positivos e que precisam ser melhorados no evento – e observações de como isso impactou no resultado desejado de cada um deles; se voltariam a fazer negócio com sua empresa, realizadora do evento.

 

3. Reunião com a equipe
Assim como o encontro com cada um dos fornecedores, não esqueça de realizar uma reunião com sua própria equipe.

É importante ouvir as opiniões de bastidores de cada um dos colaboradores que estavam presentes no evento – seja como palestrante ou como parte da organização e recepção de convidados.

O que avaliar: Detalhes na organização do evento que fizeram a diferença e outros que precisam ser revistos para próximas edições.

 

4. Pesquisa de satisfação
Distribuída pós-evento, a pesquisa de satisfação deve ser feita tanto com os participantes como também com os fornecedores e parceiros do evento.

O que avaliar: Verificar se os objetivos foram atingidos (e quais foram); compreender a perspectiva dos participantes em relação ao evento; coletar opiniões do que deve ser mantido e sugestões do que pode ser reajustado.

Quer saber como realizar uma pesquisa de satisfação pós-evento? Então utilize o método do NPS – Net Promoter Score, referência mundial em medição do contentamento de clientes. Para saber mais, clique aqui.

NÃO cometa este erro:

Diversas empresas não se preocupam em medir resultados de eventos após suas realizações – o que é um erro grave, ainda mais em relação às próximas edições. Contudo, pior do que não fazer uma mensuração é somente fazer e não aplicá-la para melhorias.

Com todos os dados acima coletados, você terá um material rico de informações em mãos, que permitirá que sua organização potencialize ações que agradem ao público e fornecedores, atingindo, gradativamente, mais e mais sucesso em eventos.

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