0300 10000 40 [email protected]

Corporativo

17 dicas para viajar para fora do Brasil

Leia em

Facebook
Twitter
Linkedin
Tumblr
E-mail
Leia em 17 dicas para viajar para fora do Brasil

Vai para o exterior a trabalho e quer que tudo saia dentro do planejado? Então, este texto foi feito para você!

 

Seja para participar de um evento ou congresso, para marcar presença naquela reunião estratégica com um cliente ou para visitar filiais, as viagens internacionais são cada vez mais comuns nos ambientes corporativos. No entanto, para viajar para fora do país com conforto e segurança e cumprir com essa importante agenda de compromissos, é indispensável que os viajantes internacionais sigam algumas recomendações. Pensando nisso, a Costa Brava preparou uma lista com 16 dicas indispensáveis para esses viajantes. Confira!

Quer uma proposta sob medida?

ligue para

0300 10000 40

ou Solicite aqui

 

1) Atenção redobrada aos documentos para o embarque 

Cada destino tem uma lista diferente de documentação, mas, em geral, é necessário ter em mãos um documento de identidade civil, passaporte e, em alguns casos, o visto. Portanto, ao marcar sua viagem internacional, veja com antecedência os documentos exigidos para a entrada no país de destino.

 

2) Atenção ao visto

Existem países que solicitam apenas passaporte e outros somente o documento de identidade com foto. No entanto, há aqueles em que é obrigatório ter visto de entrada, documento este que demanda tempo e burocracia para garantir o seu porte. Veja sobre esse assunto com antecedência e utilize os serviço de despachante da Costa Brava!

 

3) Chegue no aeroporto com antecedência

Para garantir que tudo dê certo na hora do seu embarque, chegue com pelo menos três horas de antecedência no aeroporto, em épocas normais. No entanto, se sua viagem for no período de alta temporada ou feriados, chegue com pelo menos quatro horas de antecedência. , 

 

4) Garanta seu chip internacional para se comunicar com seus contatos profissionais e pessoais durante a viagem

A Costa Brava oferece aos clientes o mysimtravel, um chip que é aceito globalmente em 300 operadoras de telefonia em mais de 200 países. Isso proporciona uma economia de até 85% dos gastos, tanto para os viajantes quanto para as empresa; já que o chip internacional conta com faturamento pós-pago sem validade de uso e tarifas cobradas em reais. 

 

5) Fique de olho no clima

Antes de preparar as malas, veja como estará o clima no país de destino para chegar devidamente preparado.

 

6) Pesquise sobre a cultura do país 

De acordo com um estudo publicado no jornal O Estado de São Paulo, de 45% a 70% das fusões e aquisições de empresas com culturas diferentes dão errado. Tudo isso por conta do choque cultural. Portanto, antes da viagem, leia sobre os costumes, a política, entre outros temas e garanta um bom relacionamento e sucesso em seus negócios. 

 

7) O que fazer em casos de necessidade de assistência médica?

Para usufruir de atendimento médico no país em que estiver viajando, é de extrema importância investir em um seguro viagem antes de embarcar ao destino. Assim, não acontecerão surpresas, caso necessite de atendimento médico. 

 

8) Perdi meu voo ou o mesmo atrasou ou, ainda, foi cancelado. O que fazer?

Primeiramente, se houve atraso ou cancelamento, verifique com a companhia a nova data e veja se ela atende às suas necessidades. Em caso negativo, é possível pedir o reembolso total da passagem. Há situações em que a companhia aérea deverá fornecer direitos como alimentação e hospedagem, para garantir seu conforto durante esse imprevisto. Agora, se você perdeu o voo por motivos particulares, possivelmente perderá também grande parte do seu investimento, a depender da tarifa paga. Se isso acontecer e você estiver viajando com a Costa Brava, comunique os nossos agentes o quanto antes que o orientarão sobre quais os próximos passos a serem tomados. 

 

9) Entenda sobre a preterição de embarque

A preterição do embarque ocorre quando o embarque do passageiro é negado devido à troca de aeronave, overbooking ou algum motivo de segurança nacional. Nestes casos, a companhia aérea procura por voluntários que aceitem trocar de voo e oferecem algumas compensações por isso (bilhete extra, diária em hotel etc). Caso o passageiro não aceite, a companhia oferecerá outras alternativas, como por exemplo o reembolso, além de assistência material.

 

10) Veja o que acontece se sua bagagem for perdida ou extraviada

As primeiras ações a serem tomadas são: acionar o seguro viagem e entrar em contato com sua agência de viagens (Costa Brava) que acompanhará todo o processo. 

No caso da sua bagagem ter sido avariada ou violada, é necessário constatar o problema ainda na sala de embarque e realizar um comunicado por escrito. Nessa situação, a empresa deve reparar os danos da bagagem. No caso da bagagem ter sofrido violação, a companhia aérea precisa pagar uma indenização correspondente para o viajante. 

 

11) Saiba mais sobre os procedimentos para inspeção de bagagem

Este procedimento é regulamentado e segue normas internacionais de segurança. Todos os viajantes passam pelo detector de metais, exceto portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo. É preciso colocar no raio-x itens de metal, como moedas, celular ou chaves. Alguns países têm regras específicas para esse procedimento, que pode envolver a apresentação de documentos como carteira de vacinação. A Costa Brava pode orientá-lo quanto a  isto para que tudo saia de acordo com o planejado. 

 

12) O que fazer em caso de ataque terrorista, catástrofe natural e acidentes?

Se o voo for cancelado devido a uma catástrofe natural (terremoto, enchente, furacão), uma epidemia sanitária ou até mesmo por um atentado terrorista, o passageiro tem o direito de desistir ou remarcar a viagem sem pagar multa, porque o motivo do cancelamento foi por um caso fortuito. Na hora de comprar a viagem, invista também no serviço da International S.O.S, que cuida da segurança do passageiro ao monitorar e localizar os passageiros nos momentos de crise. 

 

13) E se eu perder meu passaporte durante a viagem ou for roubado?

Vá até uma delegacia para declarar a perda do documento, local onde você irá receber um boletim de ocorrência, que deverá ser entregue no consulado mais próximo para solicitar um novo passaporte. Você pagará a taxa de R$ 120 e, em seguida, deverá solicitar a autorização de retorno ao Brasil para garantir a sua volta. 

 

14) Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas durante a viagem

Combine de forma antecipada com a empresa sobre assuntos como hora extra, custos com alimentação, transporte, hospedagem, entre outros. Normalmente, você terá que pedir uma nota fiscal do que pagar durante a viagem para solicitar o seu reembolso. 

 

15) E os impostos que paguei quando fiz minhas compras, terei esse dinheiro de volta?

A Costa Brava recomenda se atentar ao local em que as compras forem realizadas - uma vez que somente lojas marcadas com o selo Tax Free permitem reembolso. Caso não encontre o selo informativo, pergunte aos funcionários da loja no momento da compra. Não se esqueça de solicitar na loja o formulário de devolução de imposto (Tax Refund). É preciso lembrar também do chamado IOF no Brasil (Imposto sobre Operações Financeiras), o qual é aplicado para transações internacionais feitas no cartão. 

 

16) Posso levar familiares em minhas viagens a trabalho?

Cada vez mais, as famílias têm aderido a essa prática, chamada de Bleisure: neologismo criado para se referir às viagens associadas, ao mesmo tempo, a trabalho (business) e lazer (leisure). Ela é cada vez mais comum, pois é uma oportunidade de emendar feriados e desfrutar com os familiares de um passeio no país de destino. Converse com sua empresa sobre essa possibilidade!

 

17) Qual o melhor meio de transporte para aderir durante minha viagem?

A verdade é que cada destino tem suas particularidades em relação a este tema. Converse com os agentes da Costa Brava para saber detalhes sobre o país de destino, a fim de descobrir qual é a opção mais viável e segura. 

 

Ficou atento às dicas? Então, agora é só desfrutar da sua viagem em segurança e cumprir com sua agenda de atividades!










Assine Nossa Newsletter

Comentários

Login Reserve

Acesso Argo