Mensurar resultados de eventos pode se tornar mais simples ao contar com indicadores que auxiliam essa função
Além da importância de saber se o sucesso esperado foi conquistado e se agradou ao público-alvo, é importante ter conhecimento de como mensurar resultados de eventos. Para isso, nada melhor do que contar com alguns indicadores que auxiliam você e sua empresa nessa missão.
Para facilitar ainda mais seu trabalho de mensuração, nós da Costa Brava iremos separar os indicadores em três grandes categorias: ações de performance, ações de atendimento e ações de marca.
1. Ações de performance
Vendas diretas tanto de um serviço ou de um produto são consideradas ações de performance, bem como exposições de tais e oportunidades de compra pelo público do evento.
É possível fazer esta análise não somente com o produto ou serviço de sua empresa, mas também com os dos fornecedores e parceiros presentes.
Neste caso, indicadores de performance são usados pré e pós-evento, permitindo uma comparação precisa entre os resultados. São eles:
- Total de vendas feitas no dia do evento;
- Total de novas oportunidades geradas pelos participantes do evento,
- Total de novas parcerias realizadas a partir do evento (como novos parceiros estratégicos e fornecedores).
2. Ações de atendimento
Com o objetivo de mensurar resultados de eventos para aproximar o público à empresa, os indicadores das ações de atendimento são:
- Número e percentual de novos clientes – medição de prospects;
- Número e percentual de clientes que retornaram ao evento – medição da fidelização de clientes,
- Número e percentual daqueles que deixaram de ser clientes, mas retornaram ao evento – medição de resgate de clientes antes inativos.
3. Ações de marca
De caráter institucional, as ações de marca estão diretamente ligadas à percepção da empresa pelo público, parceiros e fornecedores presentes no evento por meio de depoimentos, opiniões e sugestões.
Desta forma, mensurar resultados de eventos nesse caso pode ser feito a partir dos seguintes indicadores:
Percepção da marca – como é vista, autoridade frente ao mercado, diferenciais;
Relacionamento da marca com a mídia e imprensa,
Impactos à marca a partir dos eventos realizados.
Atenção: quantidade não é qualidade
É comum que muitas empresas se prendam aos dados estatísticos, querendo atingir um número recorde de presentes no evento.
Lembre-se que quantidade não significa qualidade – necessariamente. Ao mensurar resultados de eventos, avalie as reais informações obtidas, como o quão qualificado o público presente é.
Ter um número de participantes abaixo do esperado não demonstra que o evento foi ruim, ainda mais se eles forem altamente qualificados, mostrando total interesse pelo assunto retratado, promovendo o posicionamento da sua marca e estreitando relacionamentos. Isso só aponta que o evento foi um grande sucesso!
Não se esqueça também que o uso de indicadores para mensurar resultados de eventos é um aliado fundamental para validar o evento, mostrando pontos a serem melhorados e porque dar continuidade a uma próxima edição é uma excelente estratégia.