A vacina contra febre amarela é determinada por diferentes países para o acesso de viajantes. Veja o que é preciso!
Para segurança dos viajantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina a dose da vacina contra febre amarela em diversos países. Essa é uma importante exigência que, sem a vacina, o passageiro é impossibilitado de realizar sua viagem. Por isso, atente-se às informações!
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)
Na hora de embarcar para outros países, dependendo de seu destino, é exigido que você apresente um documento chamado de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
É ele que comprova a vacinação contra a febre amarela ou, até mesmo, outras doenças em que são exigidas medidas para evitar a disseminação e contaminação.
Como obter o certificado de vacina contra Febre Amerela?
Para obter o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela é fácil. Para a vacina e a emissão do certificado, o viajante pode ir até uma das Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, assim como clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.
Quando obter o certificado de vacina contra Febre Amarela?
O ideal é que o viajante, ao saber sobre o destino de sua viagem, verifique imediatamente as exigências do país sobre documentação e vacinação contra a Febre Amarela.
Muitos países ainda exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela no momento do check-in. Há uma exigência para que o viajante tome a vacina, ao menos 10 dias antes da viagem.
Saiba também que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em 2016 que a vacina contra Febre Amarela passa a ter validade indeterminada. Antes era preciso renovar a dose a cada 10 anos.
Como solicitar o Certificado Internacional?
Para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, o viajante corporativo deve, primeiro, tomar a vacina contra Febre Amarela. Depois, realizar um pré-cadastro no SISPAFRA, no site da ANVISA.
Com isso, é feita a solicitação. O viajante deve comparecer ao estabelecimento recomendado para a emissão, apresentando os documentos necessários. Dentre eles, o cartão nacional de vacinação e um documento original de identidade com foto.
E em caso de conexão, o que fazer?
O melhor a fazer em casos de voos com conexão é informar-se com a companhia aérea para saber as exigências em cada país. Ainda, é importante contar com uma agência especializada na gestão de viagens corporativas ou a lazer, para orientar adequadamente o viajante, como é o caso da Costa Brava Viagens e Eventos.
Nossos profissionais estão prontos e são informados para orientar o passageiro sobre toda documentação e vacinas exigidas, a fim de evitar qualquer imprevisto em voos e conexões.
Cuidado, pode haver contraindicação!
Sim, é possível que, para a vacina contra Febre Amarela, você esteja em um grupo de contraindicação, como pessoas com imunodeficiência e outros casos. Portanto, para viajar, é preciso a apresentação de um Atestado Médico de Isenção de Vacinação.
As orientações também podem ser obtidas pelo seu braço direito, como a Costa Brava, para facilitar o processo.
Perdi meu Certificado, e agora?
Não se preocupe. A Costa Brava Viagens e Eventos também sabe como te orientar em caso de perda ou extravio de seu certificado de vacinação. Nesse caso, orientamos sempre que o viajante possa se dirigir ao posto de saúde para solicitar a segunda via, ou auxiliamos a busca diretamente com a Anvisa, para a emissão de um novo certificado.
Países e Continentes com exigência de Vacina
- América do Sul: Febre Amarela;
- América Central: Recomenda-se a vacinação contra Febre Amarela, Hepatite A e B, Febre Tifóide, Antitetânica e Difteria;
- América do Norte: Recomenda-se a vacinação contra Hepatite B, antitetânica e Difteria;
- Europa: Febre Amarela e Meningocócica, além de outras recomendadas, como Hepatites A e B;
- Ásia: Obrigatória a vacina contra Febre Amarela e outras recomendadas, como Hepatites A e B, Poliomielite e Febre Tifóide;
- África: Febre Amarela, Difteria, Tétano e Poliomielite.
Entre os países, podemos citar:
Cuba, Austrália, Índia, África do Sul, Bahamas, Bolívia, China, Nicarágua, Cingapura, Colômbia, Cuba, Paraguai, Equador, Jamaica, Panamá, Polinésia Francesa, Venezuela e muitos outros.
Para ter conhecimento de todos os destinos e suas exigências, acesse o link “Viajante” da Anvisa aqui: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/
Conte com a orientação de profissionais
Deu para perceber que é preciso se atentar às exigências e todos os procedimentos necessários para realizar uma viagem tranquila e segura, certo?
Bem… Para contar com otimização de tempo e dinheiro em todos os processos da viagem, o ideal mesmo é ter uma agência de viagens especializada em Viagens Corporativas e Lazer. Assim como a Costa Brava Viagens e Eventos, que se preocupa com todos os mínimos detalhes, incluindo do viajante.
Com nosso suporte e orientações, fica bem mais simples realizar uma viagem segura e sem imprevistos! Estamos constantemente preocupados em proporcionar uma excelente viagem. Assim, viajante e empresa saem ganhando!
Saiba mais sobre nossos serviços aqui e não se preocupe com tantos detalhes!