26 jun 2016

Bleisure: a palavra mágica que une viagens de negócios e lazer

Bleisure é tendência no mundo das viagens corporativas. Sua empresa já está por dentro dessa novidade? Bleisure: o neologismo criado para se referir às viagens associadas, ao mesmo tempo, a trabalho (business) e lazer (leisure). É algo que tem ganhado cada vez mais espaço entre profissionais ao redor do mundo. Para você ter uma ideia, […]


Bleisure é tendência no mundo das viagens corporativas. Sua empresa já está por dentro dessa novidade?

Bleisure: o neologismo criado para se referir às viagens associadas, ao mesmo tempo, a trabalho (business) e lazer (leisure). É algo que tem ganhado cada vez mais espaço entre profissionais ao redor do mundo. Para você ter uma ideia, a prática é rotina para 24% dos viajantes corporativos na França, 20% dos alemães e norte-americanos, 10% dos ingleses. Por aqui está ainda mais presente: sendo que 25% dos brasileiros tem adotado o Bleisure em suas viagens a negócio. Estes dados são da francesa Egencia (do Grupo Expedia).

Aliás, a tendência também é confirmada em um relatório de 2014, e divulgado em 2015, pelo Skift. Nele, 60% dos viajantes disseram realizar viagens a Bleisure adicionando dois dias de “férias” à viagem de negócios. Para alguns profissionais, a viagem surge como uma boa chance de emendar os dias referentes aos finais de semana. Eles trabalham nos dias combinados e desfrutam algum descanso no mesmo pacote. Desta forma, a viagem deixa de ser apenas uma obrigação para virar um estilo de vida para eles.

Como funciona na prática?

O momento de aproveitar a viagem é também uma chance de desfrutar de alguma companhia dos entes queridos. Por causa disso, alguns viajantes não hesitam em convidar um de seus familiares, como cônjuge ou filho, ou ainda algum amigo que possa viajar junto. Ao invés de custear duas passagens para aproveitar o descanso em uma ocasião específica, o viajante corporativo ou o seu acompanhante custeiam apenas uma delas. E depois do período de trabalho, podem desfrutar juntos da beleza local, conhecer pontos turísticos e comer nos melhores restaurantes que decidirem custear.

Como manter o controle

Transporte público

A adoção de um SIM Card local e os aplicativos de celular, como Moovit e Uber – que dão uma mãozinha na hora de encontrar transporte público ou táxi ao redor do mundo – também ajudam a manter custos mais controlados.

Recomendações locais

Outros aplicativos também oferecem a agilidade necessária para quem deseja encontrar recomendações rápidas sobre a melhor maneira de explorar o local onde estão. Isso é essencial, já que terão poucos dias para se aventurar na cidade. Os sites de avaliação como Yelp e Urbanspoon ajudam a encontrar restaurantes em cidades desconhecidas. Assim, facilitam para que os viajantes consigam usufruir da viagem de negócios e investir parte de suas férias e salário naquilo que lhes dá prazer.

Hospedagem

Estes viajantes estão tão crescentes que viraram um ótimo nicho para os hotéis. Algumas redes começaram a perceber viajantes “engravatados” solicitando a prorrogação de estadias para tratar de motivos particulares ou solicitando atividades de lazer. Então perceberam que havia uma lacuna a ser preenchida.  A partir disso, os hotéis passaram a buscar inovações que pudessem atrair e surpreender esse público da Bleisure.

Veja alguns hotéis que adotaram estratégias para a Bleisure

Ochar Hotel, de Singapura:

Criou o pacote “Bleisure Experience“, onde valoriza a piscina e jacuzzi, com incentivos para que os hospedes visitem a cidade. Fora isso, o hotel oferece ainda um vale para uma ida ao salão de beleza.

Hotel G, em São Francisco:

Criou o “Bleisure at the G“, onde oferece acesso aos transportes públicos e traz descontos a uma série de atrações turísticas.

Pullman, do Grupo Accor:

O próprio slogan criado denuncia sua estratégia: “Work hard, play hard“. Em tradução livre significa algo como “Trabalhe para valer, descanse para valer”. A estratégia vem combinada com a criação de ambientes que combinam o trabalho com o lazer, deixando tudo com uma atmosfera de startup. Os lobbies dos hotéis, salas de reuniões, bares e restaurantes também entraram na onda de conciliar trabalho e divertimento.

A sala de reunião, por exemplo, virou o “Business Playground” (playground corporativo). A “Conectivity by Pullman“, oferece conectividade de alta velocidade não apenas nos quartos, mas em todas as aéreas do hotel, que passaram a utilizar equipamentos desenvolvidos pela Microsoft e pela Samsung.

Day Inn, no Canadá:

Criou uma tarifa especial, a “Férias de negócios”, que oferece orçamentos 15% abaixo das melhores ofertas anteriores.

Ten Manchester Street, em Londres:

Passou a aconselhar todos os seus clientes a adicionar diárias pessoais nas estadias para as viagens de negócios.

Sheraton e Westin para América do Norte:

Segundo o vice-presidente da rede, Bob Jacobs, estas ofertas passaram a ser incluídas nas viagens de incentivo. Especialmente quando o público se encontra entre os jovens executivos pertencentes à Geração Y.

Tendência que veio para ficar

O novo consumidor não quer mais ser categorizado e nem ter limites para os serviços oferecidos. Como o Bleisure surge como um requisito principalmente entre a nova geração, é provável que essa tendência tenha vindo para ficar. Companhias aéreas, hotéis, agentes de viagem e operadores terão que se adaptar cada dia mais a essa nova demanda.

As atividades turísticas, restaurantes e eventos artísticos e culturais na mesma cidade ou em cidades próximas ao local da viagem corporativa se tornam um levantamento importante para atrair o viajante adepto do Bleisure.

Uma estratégia para os hotéis é que eles antecipem a oferta da tarifa na hora da reserva. Mas também reforcem a sugestão durante a estadia dos clientes, principalmente aos finais de semana. Mesmo hotéis caracterizados como “business” também podem integrar no tarifário algumas ofertas especiais para famílias e acompanhantes. Essas ofertas ajudam o viajante vislumbrar possibilidades no Bleisure que talvez ele não tivesse pensado antes.

O fato é que se algo assim já acontecia de forma discreta, isso mudou. O Bleisure passou a integrar a comunicação e as campanhas publicitárias de muitos hotéis. Ao que parece, deve ganhar mais exposição ainda e deixar o posto de exceção para virar regra entre os viajantes corporativos.

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