7 mar 2024

Data Driven: como os dados potencializam viagens e eventos corporativos

Estamos vivendo na era dos dados e não há como negar essa afirmação. De fato, o crescimento dos números para analisar e tomar decisões tem impactado completamente o jeito de fazer negócios ao redor do mundo e tem até um termo para isso: data driven. Mais do que uma expressão bonita, o data driven é […]


Estamos vivendo na era dos dados e não há como negar essa afirmação. De fato, o crescimento dos números para analisar e tomar decisões tem impactado completamente o jeito de fazer negócios ao redor do mundo e tem até um termo para isso: data driven.

Mais do que uma expressão bonita, o data driven é a maneira atual de como os negócios são geridos ao redor do mundo. Nos próximos anos, o termo que já ganha força será globalmente conhecido e naturalizado.

Data Driven

Data driven nada mais é do que os processos internos nas corporações que são geridos com base em dados. Saindo de achismos ou decisões baseadas em gostos, a era dos números chega para trazer assertividade em cada ação dentro das organizações.

Segundo uma estimativa em pesquisa realizada pela Fortune Business Insights, a taxa de crescimento da Big Data deve ser de 13,2% entre 2021 e 2028. Neste período os valores devem alcançar cerca de US$ 549,7 bilhões (R$ 2,73 trilhões).

As tomadas de decisões baseadas em dados estão mudando as empresas. No ramo de viagens e eventos corporativos, isso pode significar economia, assertividade e relatórios completos para as empresas.

Dados em viagens corporativas

Uma gestão de viagens corporativas baseada em data driven pode ser muito útil para a agência e também para a empresa viajante. Essa colaboração e parceria entre ambas as partes guiadas pelos dados podem trazer benefícios como otimização de tempo, economia e satisfação do serviço.

Uma empresa que contrata uma agência de viagens para gerir seus compromissos corporativos espera assertividade e tranquilidade no processo. Economia também é uma das vantagens de ter um parceiro especialista no assunto.

Se essa agência tem suas decisões baseadas em dados, o processo tende a ficar melhor, mais eficiente e econômico. Existem diversas métricas que podem ajudar nessa análise data driven para viagens corporativas, como:

  • Despesas das viagens (geral, por média ou por colaborador);
  • Comparativo de valores entre companhias aéreas, hotéis, rotas, etc.
  • Nível de satisfação do viajante (com foco em aprimoramento);
  • Custo por milha;
  • ATP (Average Ticket Price);
  • ADVP (advance purchase): tempo de antecedência de compra;
  • Valores por sazonalidade.

Essas métricas podem gerar economia e eficiência nas viagens e a agência que utiliza os dados coletados a favor é capaz de chegar aos melhores resultados para seus clientes.

Dados em eventos corporativos

Assim como nas viagens, os eventos corporativos também podem ser metrificados e aperfeiçoados com o uso do data driven. É possível utilizar dados para a análise do sucesso e planejamento do projeto.

Para potencializar resultados, é preciso entender o que está dando certo no mundo, nos próprios eventos e o que será tendência. Os dados, ao serem analisados, ajudam nas tomadas de decisões.

Algumas métricas que podem ser utilizadas para a coleta de dados são:

  • Taxa de conversão: números de ingressos x total de visitas;
  • Análise de canais de divulgação (on e off-line);
  • Percentual de desistentes;
  • Feedback dos participantes;
  • Vendas ou reuniões geradas no evento;
  • ROI (retorno sobre o investimento).

Todas essas informações ajudam na análise de dados, tomada de decisão e relatório final do evento.

Data driven na Costa Brava

Sabemos que os dados são essenciais para os negócios atualmente. Todas nossas atividades são registradas e analisadas com base em dados. A métrica funciona como uma forma assertiva de compreender os resultados e pontos de melhoria.

Utilizamos Online Booking Tools que nos ajudam na comparação de valores em reservas e registram informações importantes para nosso departamento de Business Travel.

Outra ferramenta que auxilia o time de viagens e também de Live Marketing é o Power BI da Microsoft. Acreditamos que a inteligência potencializa oportunidades de negócio.

O Power BI é utilizado para conectar os serviços de software que utilizamos e nossas APIs. Ele transforma os dados em informações coerentes, bem estruturadas e ajuda na leitura assertiva desses dados.

Conte com os dados a favor de sua empresa

Aqui na Costa Brava, nossas decisões são baseadas em dados e temos uma vasta experiência no time. São mais de 200 colaboradores especializados para levar à sua empresa o melhor resultado.

Acreditamos que a tecnologia é capaz de escalar boas experiências.

fale
conosco

Ficou com alguma dúvida? Deseja melhorar a gestão de viagens da sua empresa, realizar um evento corporativo de sucesso? Entre em contato conosco através do nosso CHAT ou telefones, agende uma conversa e descubra como podemos te ajudar.

(19) 3753-2300
0300 10000 40
Av. Carlos Grimaldi, 1701
Torre 1, 2º Andar
Campinas - SP / CEP 13091-908

nossos
clientes

siga-nos: