O termo sustentabilidade nunca foi tão falado como nos últimos anos. De um lado, consumidores cada vez mais exigentes quanto às boas práticas ambientais, sociais e de governança. De outro, empresas se reinventando para se adaptarem a este contexto “mais verde” e preservarem a reputação da sua marca.
Nos eventos corporativos, a história se repete. Quanto menor o impacto ambiental, mais a marca é recebida bem pelo público — principalmente pelas gerações mais novas, como a Z.
Abaixo, listamos alguns motivos de porque aderir ao formato ESG em eventos — e suas principais vantagens. Continue a leitura!
Inovação, e crescimento consciente
Mesmo eventos de curta duração têm impacto ambiental significativo devido ao consumo de materiais, logística, deslocamento de participantes, geração de resíduos e consumo de energia e água.
Por isso, implementar ações sustentáveis é crucial, pois traz vantagens às organizações, cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e deixa um legado de responsabilidade.
Os benefícios se manifestam nos âmbitos social, ambiental e de governança.
Âmbito social
Essa abordagem promove inclusão, diversidade e equidade nos eventos, garantindo representação e voz a todas as partes interessadas. Além disso, apoia iniciativas comunitárias locais, promovendo responsabilidade social corporativa.
Âmbito ambiental
Práticas sustentáveis em eventos reduzem desperdício, emissões de carbono e consumo de recursos naturais, ajudando a preservar o meio ambiente.
Âmbito de governança
Transparência e ética na organização de eventos fortalecem a confiança dos stakeholders e demonstram compromisso com integridade e responsabilidade corporativa.
As vantagens
Para os organizadores
- Melhora da imagem e reputação da marca: demonstra compromisso com sustentabilidade, responsabilidade social e ética.
- Atrai e fideliza participantes: um público mais consciente busca eventos alinhados com seus valores.
- Reduz custos: otimização de recursos e gestão eficiente de resíduos geram economias significativas.
- Aumenta o engajamento dos patrocinadores: empresas comprometidas com ESG buscam associar-se a eventos que compartilhem esses valores.
Para os participantes
- Experiência mais sustentável e responsável: contribui para um futuro melhor para o planeta e a sociedade.
- Maior segurança e confiabilidade: medidas de governança garantem um ambiente seguro e confiável.
- Oportunidade de networking: conectar-se com empresas e profissionais comprometidos com ESG.
Para os patrocinadores
- Associação a valores positivos: fortalece a imagem da marca e aumenta a visibilidade.
- Acesso a um público consciente e engajado: conecta-se com consumidores que valorizam sustentabilidade e responsabilidade social.
- Contribuição para um futuro sustentável: oportunidade de participar da construção de um futuro mais sustentável.
Alguns dados comprovam isso
- Sustentabilidade é importante para 82% dos brasileiros – OpinionBox.
- 97% dos executivos acreditam que os programas de sustentabilidade e ESG são fundamentais para o sucesso das organizações, de acordo com a Oracle.
- Já o estudo da APAS em 2023 mostra que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.
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