Medo de viajar de avião muitas vezes pode ser um empecilho que faz as pessoas até mesmo desistirem de voar. Veja como auxiliar seu viajante nisso
Como é de conhecimento geral, o avião é um dos meios mais seguros do mundo para se viajar. Fora isso, possibilita trajetos que seriam inimagináveis sem ele e reduz o tempo da viagem em muitas horas – às vezes até dias. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficam com um pé atrás para fazer esse tipo de viagem. O motivo é bem simples: medo de viajar de avião.
Uma viagem tranquila: Primeiros passos
Muitos tripulantes sentem medo ou algum desconforto nas viagens aéreas. Isso é muito mais normal do que se possa imaginar. Sendo assim, é primordial que o passageiro se sinta confortável e seguro para fazer uma viagem tranquila e volte a contratar esse tipo de serviço. Para isso, o gestor de viagem deve auxiliar seus viajantes para que o voo seja o melhor possível.
Antes da viagem
O primeiro passo é pensar antes da viagem. Auxilie o seu viajante a cuidar de todos os preparativos com antecedência para evitar qualquer estresse no dia da viagem.
Questões como transporte até o aeroporto, separação dos documentos necessários, fazer as malas e agilizar o check-in pela Internet podem ajudar o viajante a ficar mais tranquilo no dia da viagem.
Também é recomendado que ele evite cafeína e vista sempre roupas confortáveis, principalmente para voos mais longos.
No dia da viagem
Reforce com seu viajante para que ele chegue com antecedência ao aeroporto. Pelo menos duas horas antes para voos nacionais e três para voos internacionais.
Este tempo vai ajudar a resolver qualquer contratempo que possa vir a aparecer e fazer o despacho das bagagens será muito mais tranquilo. Lembre-se: quanto mais sossegado o viajante estiver na hora do embarque, mais calmo ele ficará durante o voo.
Durante a viagem
Dentro do avião é onde o medo começa. Lembre seu viajante de que essa sensação de medo é perfeitamente normal. É uma velocidade, pressão e altura que por vezes ele não está acostumado ou não se sinta confortável diante de tudo isso, mesmo com diversas viagens já feitas.
Para ajudar a diminuir o medo de viajar de avião, repasse as seguintes dicas para seu viajante:
Sentar nos assentos do corredor
Para quem tem medo de voar, a janela pode não ser uma boa ideia. Olhar o avião subir e descer pode causar certa fobia e provocar pânico, enjoos e tonturas.
Além disso, seu viajante terá mais facilidade para levantar, esticar um pouco as pernas e caminhar no avião para diminuir a tensão. Também facilita o contato com os comissários de bordo, o que leva à próxima dica.
Conversar com os comissários de bordo
A equipe que acompanhará o seu viajante no voo é treinada para lidar com diversas situações durante o trajeto, incluindo auxiliar os passageiros com medo.
Quando o seu viajante estiver inseguro com alguma situação durante o voo, os comissários de bordo costumam esclarecer quaisquer dúvidas e são bem atenciosos, o que certamente ajudará a acalmar o viajante.
Distrair a mente
Uma das melhores formas de fazer o tempo passar mais rápido e esquecer um pouco do medo de viajar de avião é se distrair com alguma atividade de interesse.
Grande parte dos aviões contam com atividades interativas, como telas com filmes, séries, música e até mesmo jogos.
Auxilie seu viajante para que leve algum item que o distraia e seja de seu interesse, como livros, revistas, videogames portáteis, tablets, notebooks ou até mesmo o celular (com carga cheia).
Aliviar a pressão
A pressão em grandes altitudes pode ser um incômodo ao seu passageiro. Para ajudar a aliviar ou mesmo evitar essa dor nos ouvidos, recomende que seu passageiro carregue consigo gomas de mascar para os momentos de decolagem e aterrissagem. Afinal, esses são os momentos de maior pressão dos voos. Além disso, manter sempre o nariz desentupido evita esse tipo de dor.
Acalmar o viajante
Tão importante quanto as dicas de comportamento dentro do avião, acalme o seu viajante. Reforce que avião é o meio mais seguro de viajar.
Auxiliando bem o seu viajante, certamente a viagem será muito mais tranquila. Então, cuide para que o voo dele seja o melhor possível!