7 fev 2024

OBT e Sistemas de Gestão de Viagem: o que são, semelhanças e diferenças

Algumas palavras e termos são muito conhecidos para quem lida diariamente com viagens corporativas. Alguns deles são as OBT e os Sistemas de Gestão de Viagem. Você sabe o que é cada um, suas semelhanças e diferenças? É sobre isso que falaremos neste texto. No universo de viagens corporativas existem muitas ferramentas para organizar as […]


Algumas palavras e termos são muito conhecidos para quem lida diariamente com viagens corporativas. Alguns deles são as OBT e os Sistemas de Gestão de Viagem. Você sabe o que é cada um, suas semelhanças e diferenças? É sobre isso que falaremos neste texto.

No universo de viagens corporativas existem muitas ferramentas para organizar as atividades e também automatizar processos. Cada empresa trabalha com suas próprias características. 

Uma das ferramentas são as OBT, abreviação para Online Booking Tools. Elas são plataformas utilizadas para reservas online. Dentre as principais do mercado estão Lemontech, Argo, SAP Concur e Reserve – todas são operadas por nosso  time de Business Travel, oferecendo as melhores opções na gestão de viagens corporativas.

Por sua vez, os Sistemas de Gestão de Viagens são mais personalizados  e oferecem informações, parâmetros, dados e funcionalidades direcionadas às necessidades de cada cliente.

O que isso significa? Que a tecnologia oferecida varia de acordo com os serviços da agência. Em geral, abrangem tudo o que envolve uma viagem corporativa. Do planejamento à execução, são ferramentas que organizam o processo.

Uma das diferenças é a funcionalidade das ferramentas. Enquanto as OBT são focadas em reservas online de voos, hotéis e transportes, os Sistemas de Gestão de Viagens mostram um caminho mais amplo: planejamento, reserva, gestão de despesas, relatórios e análises.

As OBTs possuem integrações limitadas aos sistemas das empresas. Muitas vezes o processo precisa ser manual. Enquanto isso, os Sistemas de Gestão de Viagem proporcionam a personalização e a automação.

Pensando em todo o processo que uma viagem precisa para ser organizada e fluida, nosso time de Tech Hub desenvolveu o CB Profiles, uma API personalizada que gera a integração entre o sistema de Recursos Humanos de uma empresa e a OBTsespecífica utilizada por essa organização. Desta forma, todo o processo de reserva acontece de forma automatizada – minimizando erros humanos e levando eficiência ao booking.

Como conclusão, as Online Booking Tools têm a funcionalidade limitada a reservas, enquanto o Sistemas de Gestão de Viagens pode oferecer um espectro amplo e, inclusive, trabalhar em conjunto com as OBT.

fale
conosco

Ficou com alguma dúvida? Deseja melhorar a gestão de viagens da sua empresa, realizar um evento corporativo de sucesso? Entre em contato conosco através do nosso CHAT ou telefones, agende uma conversa e descubra como podemos te ajudar.

(19) 3753-2300
0300 10000 40
Av. Carlos Grimaldi, 1701
Torre 1, 2º Andar
Campinas - SP / CEP 13091-908

nossos
clientes

siga-nos: