Agência de viagens e eventos corporativos

Produção Artística: como esta área tem agregado sucesso aos eventos?

Eventos
5 minutos de leitura

Entenda por que você deve contar com o trabalho de produção artística nos eventos corporativos

Tem dúvidas se vale a pena contratar um produtor artístico? Fique sabendo que a produção artística é capaz de causar um impacto bastante positivo e colaborar diretamente para o sucesso dos eventos das empresas.

Continue lendo e entenda como, neste conteúdo – que conta ainda com uma entrevista exclusiva com o produtor Thiago Zibordi.

Qual o papel da produção artística?

“A produção artística deve otimizar ideias do cliente com a agência e repassar à equipe técnica, transformando tudo que foi pensado em realidade”.
(Thiago Zibordi, produtor artístico)

Os eventos corporativos são extremamente importantes. Afinal, podem tratar do lançamento de um produto, treinamento de equipes, motivação de colaboradores e diversos outros motivos ligados a elementos cruciais na estratégia das empresas. Portanto, ainda que tenham seus momentos de descontração, precisam ser levados a sério e contar com profissionais especialistas no assunto.

Dentro desse cenário, a produção artística exerce um papel fundamental para o sucesso dos eventos, porém, os clientes geralmente estão mais preocupados com as questões técnicas da organização e execução dos eventos. Assim, as questões artísticas são deixadas de lado, sem receber a devida atenção. Quando se trata de produção artística, as grandes atrações são os elementos mais lembrados.

No entanto, o papel do produtor vai além. Isso porque ele faz o meio de campo entre o cliente e a equipe de produção técnica. Portanto, exige-se dele um vasto conhecimento dos equipamentos usados e dos termos específicos da área.

Thiago Zibordi é produtor de eventos com vasta experiência em shows (como Sandy & Júnior) e produção artística de eventos corporativos. Ele diz que “o papel central da produção artística em eventos corporativos é ‘unir pontos'”.

“Ao invés de apenas dizer quando tal pessoa deve se apresentar, um produtor artístico que preza pela empatia busca entender o perfil de todos que se apresentam para deixá-los o mais confortáveis possível”.
(Thiago Zibordi, produtor artístico)

produção artística

Integração entre os elementos de um evento

#1 Análise do público-alvo junto ao tema

Além da parte artística e visual, o produtor também é responsável por integrar outros elementos de um evento corporativo. Para isso, a produção artística precisa considerar o seu público-alvo (fornecedores, parceiros, funcionários, clientes), o tema e o local. Os locais geralmente são hotéis ou espaços próprios para a realização de eventos. E cada local costuma ter suas próprias regras.

#2 Visão analítica de espaço e tempo

Em primeiro lugar, o produtor artístico deve estar por dentro dos mínimos detalhes da agenda do evento e como cada espaço vai ser usado.

Quando o assunto é a gestão do som, por exemplo, todos os profissionais envolvidos devem receber as orientações da produção para alinhar o horário de montagem, passagem do som e ajustes finais. É preciso todo cuidado, já que normalmente uma grande atração se apresenta bem próxima aos locais de palestras e demais atividades.

Zibordi ressalta a importância de ter empatia, usando o exemplo de eventos em que os próprios colaboradores são palestrantes. “Geralmente estes colaboradores não trabalham com oratória no dia a dia, sentem-se nervosos”, afirma.

Até porque, como cita o produtor, o “receio de falar em público” é um grande pavor. Esse representa o maior medo de 41% dos entrevistados do estudo feito pelo jornal britânico Sunday Times. Fica até mesmo à frente do temor de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças/da morte (19%).

O “receio de falar em público” é o maior medo das pessoas atualmente (41%) – sendo mais presente do que o temor de problemas financeiros e da morte, conforme pesquisa do jornal Sunday Times.

produção artística

Agência de eventos + produção artística = combinação de sucesso

Por último, é importante que a produção artística atue em parceria com a agência responsável pela organização do evento. A agência atua no planejamento, produção, identidade visual, questões logísticas e em toda a interação com os convidados. Já o produtor artístico faz com que o evento aconteça conforme o plano. Ele trabalha lado a lado da equipe técnica, cuidando da estética do evento e garantindo que o cliente atinja seus objetivos.

Segundo Zibordi, “ao contar com a combinação agência mais produtor artístico, o cliente fica mais tranquilo, tendo menores níveis de estresse e maior liberdade para executar outras tarefas sem a preocupação de o evento ser um fracasso”.

Segundo Mariana Borges, Coordenadora de Eventos na Costa Brava, o produtor artístico é como se fosse um maestro. Ele coordena toda a orquestra para que os instrumentos tenham uma boa sincronização.

CASE Costa Brava

Gustavo Rico, Produtor de Eventos na Costa Brava, conta um caso de um cliente que não tinha o hábito de contratar em seus eventos os serviços de produção artística. “Tudo era feito pelo técnico de som, que é sim muito importante e tem muitas responsabilidades… Mas que não consegue sozinho sincronizar todos os efeitos e instrumentos do evento com excelência esperada”.

Contando com a consultoria da Costa Brava, o cliente contratou o serviço de Produção Artística, o que fez uma enorme diferença no resultado.

“No momento da premiação, o desafio era criar um grande impacto visual e sonoro, combinando as cores roxa e azul com uma música adequada para o momento. Com o auxílio de um produtor artístico experiente, o resultado foi fantástico!”
(Gustavo Rico, Produtor de Eventos da Costa Brava)

Por isso, podemos afirmar que a contratação de um produtor artístico valoriza, e muito, o evento, valendo a pena o investimento realizado.

Esse post te ajudou a entender a importância da produção artística nos eventos corporativos? Conte para gente!

Caso queira alinhar a produção artística com seus eventos corporativos, entre em contato pelo telefone (19) 3753-2300 ou 0300 10000 40.

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