Tipos de eventos corporativos: conheça cada um e alavanque experiências e engajamento!
Você conhece todos os tipos de eventos corporativos?
Eles servem para promover relacionamento, momentos de descontração e até capacitação profissional.
Afinal, um evento corporativo é uma das melhores maneiras de conectar e transformar relações entre marcas e pessoas.
Além de ser bastante eficiente para tornar colaboradores mais comprometidos e estimular a produtividade, proporciona momentos de trocas de conhecimento!
Saiba quais são os principais tipos de eventos corporativos:
Convenções
Uma convenção costuma ser um evento privado e impulsionado por uma empresa.
Tem com o objetivo levantar pautas sobre determinado assunto e estabelecer normas, acordos, nomear representantes, desenvolver debates, entre outros.
Pode reunir profissionais de uma mesma empresa ou profissionais do mesmo setor de organizações diferentes.
Costumam ser mais complexos e necessitam de maior tempo para a organização.
Confraternizações
Mais objetivas e pontuais, as confraternizações costumam ser festivas em reunião de colaboradores, normalmente em datas comemorativas, final de ano, aniversários, etc.
Confraternizações também geram resultados em curto prazo.
Feiras
Evento dirigido a empresários, consumidores finais, interessados de maneira geral, em que se reúnem diversas empresas em torno de um setor específico.
Congressos
Geralmente destinado a apenas um grupo de profissionais ou categoria profissional, os congressos são criados para debater assuntos de um segmento, apresentar novidades, novas técnicas, etc.
Costumam durar alguns dias e oferecer simultaneamente palestras e seminários e feiras para o público específico.
Workshops
Apesar de ser bastante parecido com um curso, o workshop tem como objetivo ser mais prático, fazendo com que o participante também realize ações determinadas.
São ideais para um ambiente mais descontraído e para desenvolver capacitação profissional.
Simpósios
Reunião de especialistas de renome para discutir sobre temas científicos. Normalmente são desenvolvidos debates mediados por um moderador.
Também podem durar um dia ou vários e não há necessidade de estabelecer normas ou tomar decisões.
Lançamentos de produtos
Neste caso, o evento terá foco na empresa, nos produtos lançados e, claro, no público consumidor, distribuidor ou comprador.
Há inúmeras maneiras de fazer esse tipo de evento, por exemplo em um centro de convenções ou eventos, em um ou mais dias, variando cada dia para determinado público.
Colaboradores também podem (ou devem) estar engajados em lançamentos de produtos, participando de forma efetiva.
Seminários
Enquanto os simpósios estimulam debates de temas mais científicos, os seminários, apesar de parecidos, partem para a premissa da capacitação.
São uma série de atividades para desenvolver aprendizado e conhecimento por meio de palestras sobre um assunto ou tema específico.
Como realizar eventos corporativos:
Ao escolher seu tipo de evento, os primeiros passos para a realização devem ser estabelecidos.
Para isso, verifique prazos de antecedência para organização, seu tipo de comunicação e outros itens importantes.
Conte com uma equipe especializada em eventos para cuidar de cada detalhe para você, como a Costa Brava Viagens e Eventos!
Fale conosco agora mesmo, fique à vontade: [email protected]