APRESENTAÇÃO
O evento foi uma convenção virtual para todo o time comercial, que contou com a participação de 1.400 pessoas online, e três salas de reuniões dentro de uma plataforma 100% personalizada.
Neste evento, participaram todos os colaboradores da Nutrien e suas marcas que estão dentro de sua estrutura, a Agrichem e Casa do Adubo, logo, tivemos momentos ao vivo com as 1400 pessoas, outros momentos em salas segregadas, com pessoas especificas de cada empresa com seus respectivos temas a serem abordados.
Os temas sobre atingimento de metas, estratégias e objetivos da empresa, foram tratadas particularmente para cada empresa, com uma sala também personalizada, com chat de interações, mapa de reações e enquetes para trazer mais proximidade ao público. Já os assuntos genéricos e de interesse geral, foram tratadas na plenária central do evento, com conteúdo 100% ao vivo e trabalhando todo uma performance por traz, com figurinos, cenografia e audiovisual apropriado.
Para cada quadro foi pensado em uma solução, interação que trouxesse o máximo de proximidade com os participantes que estavam remotos. Em um dos quadros, para falar de superação, foi trazido o Jackson Folmann para tratar sobre o assunto, e no final de sua apresentação tocou violão, para dar ainda mais conexão com o tema do evento.
Como fechamento do evento, foi realizado um Show de Talentos. Neste quadro, foram trazidos colaboradores de todo território de atuação da Nutrien, para que apresentassem seus talentos individuais como, música, dança e interpretação. A escolha do vencedor foi feita ao vivo, através de chat de votação da audiência.
DESAFIO
O briefing do evento era para uma convenção virtual para a Nutrien e todas as suas marcas (Agrichem e Casa do Adubo), onde conseguíssemos reunir cerca de 1,4k pessoas num único dia para trazer assuntos pertinentes para cada uma delas.
Além disso, uma exigência era ter um momento individual com os participantes de cada empresa, para tratar assuntos específicos.
No mais, foi nos trazido que a apresentação de todo o conteúdo seria feita pela alta liderança das três marcas, de forma presencial, portanto, um dos objetivos era achar um espaço de eventos que comportassem cerca de 50 pessoas, com a&b próprio, com espaço para montarmos todo o audiovisual e painel de led, além de ser um espaço agradável e acolhedor. Um dos obstáculos foi a escolha do local, não podendo ser em um hotel (por conta da infraestrutura de transmissão) e perto da Vila Olímpia, área central de São Paulo, para maior comodidade dos participantes que estariam presencialmente.
Portanto, visitamos cerca de 05 espaços até chegar na Casa Meraki, casa construída para aulas de yoga que deu espaço para nosso cenário principal, além de espaços de área comum que foram adaptados para personalizarmos com o tema do evento, usando cenografia e majoritariamente móveis do próprio espaço.
Outro grande desafio foi trazer os participantes do Show de Talentos, de diferentes locais, que foram selecionados faltando apenas 7 dias para realização do evento virtual presencial, fornecendo toda estrutura aérea e de hospedagem para os colaboradores.
SOLUÇÃO
O evento foi apresentado aos participantes de forma remota, via plataforma online, com uma agenda densa e com duração média de 10h00, o maior desafio se tornou manter os participantes dentro do evento de forma entretida e engajada. O público era em sua maioria masculina, faixa etária entre 25 e 50 anos e variava entre funcionários que trabalham a campo, e diretores que ficam em escritórios em bairros nobres de São Paulo, portanto, o segundo maior desafio foi propor uma agenda que pudesse de forma leve, transitar entre os participantes que assistia o evento sendo clara e eficaz, além de despertar o interesse para que eles permanecessem online.
Além destes, um ponto desafiador certamente foi conseguir diluir todos esses conteúdos de forma que um tema tivesse ligação com o outro, sem deixar a agenda de forma desconexa e confusa.
A principal estratégia para solucionarmos os desafios proposto foi, criarmos de forma lúdica um tema para o evento e desdobrar temas em cima deste tema, com ações, ativações e ilustrações.
O tema escolhido foi ‘’Dá o Play’’, para fazer alusão ao fato de iniciar, atitude individual de começar algo, ação para colocar as metas em jogo, colocando a responsabilidade sob cada participante do evento.
Para os subtemas criados dentro desse nome, usamos algumas inspirações de programas da televisão brasileira, podcasts famosos, programas internacionais e quadros de séries e/ou TV.
Sendo assim, incluímos algumas ações que amarrassem com o tema e se comunicassem de forma geral com os participantes. Por exemplo: Toda a parte de comunicação do evento, foi feita através de comunicados com o KV do evento e áudios dos diretores convidando os participantes. Nessa arte, então dentro da régua de comunicação estruturada para o evento, foi entregue com o áudio de um dos diretores passando o recado para os participantes. Com isso, garantimos interação, despertamos curiosidade e deixamos a cada comunicado um sabor de ‘’quero mais’’.
Além disso, para toda a parte de conteúdo denso do evento, foi proposto o subtema que conectasse com o nome do evento, por exemplo: Era necessário um momento para atualizar todos os colaboradores com as principais notícias do ano juntamente com as metas e alguns dados, para isso, criamos o NTV News, com o presidente da Nutrien passando os recados.
Seguimos nessa linha de subtemas para aproximadamente 10 quadros, todos eles com um figurinista, maquiador e cabeleireiro por trás, além de toda parte de comunicação e cenografia personalizadas para corroborarem mais veracidade e engajamento.
Para o momento individual de cada empresa, a solução que demos para manter a confidencialidade do conteúdo se necessário, foi gravar a agenda individual de cada empresa de forma isolada na semana anterior ao evento, para isso foi utilizado um estúdio em Campinas, também com painel de led e audiovisual necessário, fazendo uma gravação por dia de cada uma delas. Sendo assim, tivemos tempo hábil para editar todo o conteúdo gravado (cerca de 02h00), e transmitir em uma janela no dia do evento ao vivo, como parte da agenda e programação geral, por fim, os participantes acharam que até mesmo este conteúdo estava online.
Por diversas vezes, a solicitante direta menciona que a sensação do evento certamente foi o show de talentos: Em um dos quadros, no último a ser apresentado, abrimos um quadro ‘’Show de Talentos’’ para os convidados se inscreverem com um talento (podia ser cantar, dançar, atuar, contar piadas etc), sendo assim, tivemos as inscrições e uma pré seleção online.
Após selecionarmos 15 talentos entre individuais, dupla, trios e bandas, fizemos o convite para eles irem até a Casa Meraki no dia da transmissão para se apresentarem ao vivo.
Foram trazidas cerca de 28 pessoas para São Paulo, com pessoas origens de todo o Brasil, onde muitas delas nunca haviam andado de avião, outras nunca tinham vindo para SP tampouco conheciam a sede da Nutrien em SP.
Então, o que era uma apresentação virou um evento a parte, essas 28 pessoas foram trazidas no dia anterior, ficaram em um hotel, saíram para jantar no dia anterior com o grupo e transporte do próprio evento, no dia seguinte conheceram o escritório e colegas de trabalhos que só haviam tido contato virtualmente por meses e até anos, além de irem até o espaço do evento (Casa Meraki), e almoçar com todo o alto escalão que muitos nunca haviam conversado.
No fim do dia, no último quadro apresentado, organizamos a apresentação de cada um deles, de forma ao vivo, com uma banda de apoio e todos os equipamentos necessários (equipamentos, iluminação, cenografia etc), onde cada uma das atrações se apresentaram.
No fim das apresentações, foram abertas as votações em tempo real dentro da plataforma personalizada do evento, para o público que estava de casa, onde tivemos cerca de 800 votações, mesmo após quase 10h00 de evento ao vivo.
Com o fim das votações, fizemos um pódio dos três primeiros colocados, onde anunciamos cada um deles com um prêmio para cada colocado e muita festa.
Demos um tempo para agradecerem e todos entraram para agradecer e prestigiar o evento nestes minutos finais.
RETORNO
No final do evento, os diretores que estavam apresentando o evento fizeram questão de destacar a leveza com que assuntos importantes foram levados para os participantes, de forma clara e objetiva, sem perder o que foi proposto desde o início.
Para os participantes que estavam online, com a pesquisa de satisfação enviada, foi perceptível que as pessoas estavam engajadas com o que estava acontecendo no evento, com todo o conteúdo, interações e quadros apresentados;
Além disso, de 1,4k pessoas convidadas, tivemos 935 acessos a plataforma, já que muita gente assistiu diretamente da sede que reside, tivemos mais de 2,3k comentários dentro da plataforma, e 5.100 respostas as enquetes apresentadas durante o evento.
Estes números nos apresentam que tivemos um excelente retorno naquilo que propusemos e buscamos desde o ínicio: interação e engajamento.