21 mar 2018

Como organizar um evento corporativo diante da crise econômica

Fazer mais com menos é a principal dúvida de como organizar um evento em meio a dificuldade econômica Como organizar um evento corporativo de sucesso diante de uma crise econômica? Este é um verdadeiro desafio para as empresas que costumam investir nesse tipo de ação. Afinal, esses encontros corporativos são uma das principais maneiras de […]


Fazer mais com menos é a principal dúvida de como organizar um evento em meio a dificuldade econômica

Como organizar um evento corporativo de sucesso diante de uma crise econômica? Este é um verdadeiro desafio para as empresas que costumam investir nesse tipo de ação. Afinal, esses encontros corporativos são uma das principais maneiras de transformar a relação corporativa entre organizações e pessoas.

Entre os mais diversos benefícios dessa construção de relacionamento de marca e pessoas, estão, principalmente, o estímulo e a motivação. Só que não ficam de fora a troca de conhecimentos e produtividade entre os colaboradores da empresa. Além, claro, do importante reforço sobre a cultura da marca, não apenas com os funcionários, mas com clientes, fornecedores e todos que transitam pelo segmento da empresa.

Por isso, a realização de eventos não deve ser descartada, mesmo em momentos de crise e outras dificuldades para o setor. “Mas, como organizar um evento nessa situação?”, você deve estar se perguntando.

Calma lá! A Costa Brava Viagens e Eventos tem experiência no assunto e reunimos os principais pontos para se atentar e realizar com sucesso seus eventos. Veja só!

Custos elevados e crise: como organizar um evento diante disso?

Em períodos de crise econômica, muitas vezes os eventos corporativos costumam ser os primeiros a serem eliminados da lista de orçamento da empresa. Além do mais, o panorama dos custos por participante aumentou, segundo o relatório 2018 Meetings and Events Future Trends.

Para se ter ideia, os dados do relatório divulgaram que, na América Latina, os custos aumentaram em 1% em 2017. E a previsão é de que muitas outras despesas também se elevem! Especialmente hospedagens e passagens aéreas.

Foi revelado ainda que é possível um aumento de 3 a 5 % na locação de espaços, principalmente em destinos como México e Colômbia.

Mesmo nesse cenário, o Brasil está nos primeiros lugares entre os destinos mais buscados para eventos. Em especial São Paulo e Rio de Janeiro. Levando em consideração as vantagens de fazer eventos, é preciso contar com alternativas e estratégias para sair à frente!

como organizar um evento

Com a crise econômica que abala o país, é preciso reduzir o orçamento e fazer eventos mais enxutos – mas sem perder a qualidade

1. O objetivo está diretamente ligado ao bolso!

Sejamos honestos! Você tem definido o objetivo de seu evento? Se não, de nada adianta perguntar-se sobre como organizar um evento corporativo diante de crises e aumento de custos.

Pode até parecer óbvio, mas o foco precisa estar claro e bem definido. Afinal, é sumamente importante ajustar o objetivo com o orçamento. Também é de suma importância contar com uma agência especializada como a Costa Brava Viagens e Eventos. Especialmente em épocas de crise, a experiência de uma agência especializada passa a ser essencial!

2. Human to Human: a experiência que vale muito mais a pena

Atualmente, a diferenciação está, justamente, na experiência pessoal entre marcas e pessoas. Por isso, ao realizar seu evento corporativo, tenha o foco em uma abordagem mais pessoal e próxima que pode ser muito mais simples do que você está pensando.

Um exemplo bastante simples é o envio de cartas escritas à mão para o convite ao evento. De maneira mais simples, você consegue oferecer uma experiência mais “humana”, que agrada seus convidados e permite manter seu orçamento dentro do que foi estabelecido.

Para isso, a Costa Brava, antes de propor uma sugestão para seu evento corporativo, entende exatamente o que sua empresa necessita. Tudo isso aliado ao seu orçamento e outros aspectos! Afinal, queremos proporcionar experiências reais entre marcas e pessoas da melhor maneira possível e pelo menor custo!

3. O poder de negociação com os fornecedores certos

Devido ao aumento dos valores de locação de espaços para eventos corporativos, é preciso encontrar soluções que ainda ofereçam conforto e serviços de qualidade, a preços mais em conta, certo?

Para isso, a Costa Brava também possui solução, já que conta com diversos fornecedores de vários segmentos e, como agência especializada, nós temos um forte poder de negociação. Unimos o fornecedor certo para sua marca e que tudo caiba exatamente no seu bolso.

Dica Costa Brava: A opção de hotéis midscale, que podem ser definidos como de classificação intermediária, é uma forte aliada para a redução de custos, mantendo a qualidade da ação.

4. Fazendo mais com menos

Fazer mais com menos é, sim, possível! Principalmente com o auxílio de uma agência como a Costa Brava. O primeiro passo é definir as prioridades e criar uma lista com itens que podem ser eliminados. E outa lista com pontos que não podem faltar, mesmo com os cortes no orçamento. Dessa forma, é possível garantir o budget.

Outro exemplo é a troca de materiais impressos por campanhas feitas pela Internet, seja com e-mails ou até mesmo as mídias sociais. Analise cada elemento e veja como a tecnologia também pode auxiliar na redução dos custos.

5. A contratação de agência não aumenta os custos – ao contrário!

Exatamente o que você acabou de ler. Por mais contraditório que possa parecer, a contratação de uma agência como a Costa Brava não encare seu evento. Muito pelo contrário! Contar com uma empresa focada na realização de eventos corporativos é a principal estratégia para reduzir os custos.

Isso porque, além de entender melhor as necessidades da empresa, a Costa Brava ainda possui expertise na produção, organização e planejamento. Assim como um forte poder de negociação com fornecedores e, claro, oferece propostas criativas que surpreendem.

Ao realizar todos esses detalhes por conta própria, além de mais caro, você precisará de organização e tempo de produtividade. O que, muitas vezes, o colaborar não dispõe. Ou seja, sua equipe deixa de fazer o que sabe para se arriscar no que não é sua “expertise”!

Portanto, enquanto você deixa uma empresa especializada nos cuidados de todos os detalhes, você ainda pode colocar seu foco de produtividade em outros assuntos da empresa, sem preocupação, correria ou estresse.

Então, ficou claro que para organizar um evento corporativo diante de uma crise basta contar com uma empresa como a Costa Brava, certo? Não deixe para depois. Muito menos elimine os eventos do seu planejamento. Faça deles um investimento importante em sua organização! E com ajuda de quem entende do assunto!

Acesse nosso site para saber mais e fale com nossos profissionais!

 

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