6 jun 2016

Marketing Pessoal e Imagem: seu comportamento reflete quem você é?

Marketing pessoal é um passo importante para exteriorizar todas as nossas habilidades. Você sabe investir na própria imagem? “À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”. A frase surgiu após um escândalo em Roma, lá nos idos dos anos 60 a.C. O caso envolvia César, sua esposa Pompéia e um admirador da […]


Marketing pessoal é um passo importante para exteriorizar todas as nossas habilidades. Você sabe investir na própria imagem?

“À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta”. A frase surgiu após um escândalo em Roma, lá nos idos dos anos 60 a.C. O caso envolvia César, sua esposa Pompéia e um admirador da moça. A versão original era um pouco diferente desta que se popularizou, mas a frase foi adaptada por setores de marketing pessoal e corporativo preservando sua essência. O que se expressa na frase é a importância de não apenas ser bom o suficiente, mas transmitir aquilo que se é: a imagem e o marketing pessoal são tão importantes para a avaliação que fazemos das pessoas quanto aos valores internos que elas possuem. Por isso mesmo nossa imagem e marketing pessoal são tão importantes!

De Roma para os dias atuais

Se pensarmos bem, cuidar da própria imagem não é tão diferente de cuidar da imagem de uma marca: é preciso passar confiança, manter uma comunicação fluida e correta, oferecer soluções adequadas e respostas coesas.

Muitas celebridades investem em aperfeiçoar a própria imagem, justamente porque elas sabem que vivem de si próprias: o que elas inspiram nos demais tem um peso enorme em suas carreiras e, por isso, elas tratam o marketing pessoal como investimento.

A questão é que todos nós, atuantes em várias áreas no mercado de trabalho, também somos frequentemente avaliados pela imagem e marketing pessoal que inspiramos nos demais. E é esse cuidado que faz com que algumas pessoas se destaquem mais que outras, que sejam tão ou mais especializadas do que elas. Elas são dotadas de uma energia contagiante que muitas empresas gostariam de ver conectadas às suas marcas.

Que fique claro: nada disso significa “mentir” sobre si e exteriorizar algo que não sejamos de fato. Cedo ou tarde, mentirosos acabam tropeçando e levando um belo tombo em suas carreiras. O que incentivamos aqui é exatamente o caso da mulher de César na frase acima: sermos bons e transmitirmos, por meio do marketing pessoal, todos os valores que temos. É sermos capazes de “vender” nossa própria marca e deixar claro a quem nos rodeia as nossas competências e habilidade para desenvolver certas tarefas.

Como “vender nossa própria marca”?

Manter uma boa postura, atitudes éticas, habilidade de expressão, interesse em aprender, fácil convívio social e uma imagem profissional saudável são os primeiros passos para firmar a própria imagem positivamente perante os demais. Já para o marketing pessoal, é importante termos a capacidade de discernir quando é uma boa hora para nos expressar (e de que forma) e quando é o momento certo de ouvir.

Tanto é ruim se expressar mal ou não se expressar de jeito nenhum, quando há um momento oportuno ou quando nos é solicitado, como também é ruim nos expressarmos de forma inconveniente, de forma muito passional, com tom de voz alterada ou fazendo “brincadeiras” desajeitadas.

Começar discussões muito polêmicas, ter descontrole no tom de voz, fazer piadinhas ofensivas ou mesmo falar muito de si próprio e suas habilidades não tem nada a ver com fazer um bom marketing pessoal. Marketing pessoal não é sobre falar muito e nem se auto vangloriar. Nesse quesito ganha mais quem sabe “exibir-se” discretamente e nos momentos adequados.

É um mix de saber trabalhar sozinho e em grupo, de saber falar e ouvir, de saber realizar e quando pedir ajuda, quando se vestir assim ou assado. Vale mais se firmar em ação (como se age, como se relaciona) do que em palavras (o que dizemos que somos capazes de fazer e como dizemos nos relacionar).

Se você tem dúvidas sobre como é sua imagem perante os demais e se sabe fazer um bom marketing pessoal, nós sugerimos que responda para si mesmo(a) as perguntas a seguir com a alternativa que mais se encaixe a você.

Você é um profissional com um bom marketing pessoal?

1) Sua postura reflete a imagem que você deseja passar sobre si mesmo?

a) Sim, nunca deixo de levar em conta e manifestar minha intenção pessoal.
b) Minha imagem é uma combinação de meus desejos pessoais e expectativas da empresa.

3) Sua imagem corresponde ao que sua empresa espera de você e de alguém em seu cargo?

a) Acredito que a vontade da empresa nunca deva se sobrepor à minha autonomia para me vestir.
b) Acredito que a expectativa da empresa sobre minha vestimenta deva ser levada em conta, desde que ela não faça exigências abusivas.

4) Você expressa um pensamento que poderia contribuir para a empresa?

a) Prefiro não me expressar para não parecer invasivo.
b) Se houver uma ocasião oportuna, certamente.

5) Você utiliza uma linguagem polida e um tom de voz moderado ao se expressar?

a) Geralmente, mas sou bastante enérgico quando preciso defender meu ponto de vista.
b) Frequentemente. Procuro manter uma linguagem polida e tom suave ao me comunicar, evitando debates desnecessários.

6) Seus comentários trazem uma visão otimista?

a) Procuro fazer apenas comentários muito otimistas, mesmo quando sinto que algo não vai muito bem.
b) Às vezes sou realista também, mas quando aponto algo negativo procuro sempre sugerir uma solução.

7) Quando você aponta equívocos, é importante para você tentar apresentar uma possível solução?

a) Prefiro não apontar equívocos mesmo quando vejo que algo pode sair do trilho.
b) Quando isso acontece, sim. O alerta que faço sempre tende a apontar uma solução.

8) Você retorna todos os e-mails e ligações que recebe rapidamente?

a) Nem sempre é possível. Às vezes acabo perdendo algum e-mail entre outros novos.
b) Nem sempre é possível, mas quando tenho uma folga procuro retornar imediatamente.

9) Qual dessas frases melhor te descreve:

a) Falo das minhas habilidades sempre que possível.
b) Coloco minhas habilidades em prática sempre que possível.

10) Você se envolve em muitos debates polêmicos pela web?

a) Sim e faço questão de defender minha opinião até as últimas consequências, pois sei que estou certo.
b) Se eu me envolver em discussões serei capaz de manter uma linguagem educada e, mesmo discordando, ouvir atentamente a opinião do outro.

11) Você é pontual com deadlines e horários?

a) Tenho muita dificuldade em cumprir prazos e o trânsito faz com que eu me atrase muitas vezes para reuniões.
b) Procuro respeitar todos os prazos e ser transparente quando não for possível.

12) Suas metas pessoais estão claras para você?

a) Procuro deixar a minha meta pessoal aberta.
b) Nem sempre a expresso, mas minha meta pessoal é muito visível para mim.

13) Possui facilidade de trabalhar em equipe?

a) Eu, sim; mas infelizmente tenho má sorte com quase todas as pessoas com quem tenho trabalhado até aqui.
b) Sim, trabalho bem em equipe e procuro contribuir positivamente sem desrespeitar o espaço de ninguém.

14) Possui pró-atividade para conduzir trabalhos designados a você?

a) Sim. Procuro fazer tudo sozinho e, mesmo quando não tenho certeza, evito expressar minhas dúvidas.
b) Sim. Procuro manter uma boa comunicação, sanar dúvidas e alinhar as expectativas sobre o que preciso desempenhar.

15) Quando uma tarefa que você não domina muito bem lhe é designada, o que você faz?

a) Tento fazer da forma que penso que a tarefa deva ser feita.
b) Expresso que não é do meu conhecimento e tento aprender, quando possível, até dominar a tarefa.

Se você respondeu “b” para a maioria das situações, que ótimo: sua imagem e marketing pessoal estão alinhados para transmitir valores como autonomia, responsabilidade, maturidade e profissionalismo!

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