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Voos atrasados por conta do viajante x Por conta da cia aérea

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Leia em Voos atrasados por conta do viajante x Por conta da cia aérea

Além de prejudicar a programação da viagem, lidar com voos atrasados pode ter um custo muito maior do que se imagina

Por mais que voar seja a forma mais rápida e mais segura de transporte, uma viagem aérea mal programada pode ser uma grande dor de cabeça. Dentre os maiores problemas de uma programação malfeita, podemos destacar os voos atrasados.

Principais razões de perda de voo pelo viajante

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Seja por um grande congestionamento na avenida, esquecer um documento em casa, não achar vaga no aeroporto ou simplesmente por se atrasar, perder um voo é uma prática muito comum entre os brasileiros.

Algumas das consequências desse atraso são irreversíveis. O passageiro vai, de fato, perder algumas horas, parte do dinheiro investido. E até passar por alguns momentos estressantes até que tudo se resolva.

Como resolver isso?

Tendo isso em vista, você deve sempre alertar seu viajante das consequências de se perder um voo. As dicas a seguir são algumas precauções que devem ajudar para que isso não chegue nem mesmo a acontecer.

Primeiro passo:

O primeiro passo é saber muito bem as informações sobre o voo. O dia, horário, em qual aeroporto, em qual sessão do aeroporto, conexões e escalas. Sabendo disso tudo, basta atenção para não deixar a data passar e – claro, o horário mínimo para chegar ao balão da companhia aérea.

Dica Costa Brava 1: Utilize aplicativos como o TripCase do Sabre para acompanhar informações importantíssimas das viagens: como horários dos voos e reuniões, endereços de hotéis, solicitar transporte do aeroporto... Assim, é possível ao viajante administrar todos os detalhes de sua viagem, com maior conforto e tranquilidade.

Além disso, caso haja alterações do voo, por exemplo, o viajante será notificado diretamente via celular!

Dica Costa Brava 2: Lembrando que as companhias aéreas já disponibilizam a opção de check-in online, então, ele poderá fazer isso sem nem mesmo sair de casa! Aproveite os aplicativos de calendário no celular para marcar o dia do voo, que emitirão uma notificação com a data desejada.

Essa oportunidade é disponibilizada pelas maiorias das companhias, de 7 dias até 1 hora antes do embarque.

No dia anterior:

Um dia antes da viagem, é sempre bom deixar as malas prontas e já ter resolvido o transporte para chegar ao aeroporto. Durante a noite, aconselha-se descansar bem e dormir cedo para que o sono não seja um vilão.

No dia do voo:

No dia do voo, os aeroportos recomendam que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência para voos nacionais e três horas para voos internacionais. Esses horários devem ser respeitados!

Este tempo vai ser essencial para o viajante se localizar no aeroporto, fazer check-in, despachar malas e resolver qualquer imprevisto que possa surgir.

Dica Costa Brava 3: Verifique o trânsito algumas horas antes de sair. Em caso de tráfego lento, sair mais cedo do que o programado é essencial.

Mesmo sendo feito o check-in online com antecedência, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda que todo viajante chegue ao aeroporto:

  • 3 horas antes do embarque para voos internacionais
  • 2 horas antes do embarque para voos nacionais

voos atrasados
"Meu viajante pode remarcar o voo ou ser reembolsado se perdê-lo?"

Se mesmo assim o passageiro perder o voo, o que fazer?

Todo passageiro que perder o voo pode remarcar a passagem. Entretanto, as companhias aéreas têm direito de cobrar uma taxa por não comparecimento.

Além disso, o próximo embarque estará sujeito à disponibilidade de assento - o que pode levar uma hora, como pode levar mais de um dia. Vale lembrar que, dependendo da classe do assento, algumas companhias não cobram remarcação.

Meu viajante precisa apenas adiantar o voo: é possível?

Sim! E para muitas cias aéreas isso é feito sem custo.

Caso seu viajante precise apenas antecipar o voo ao mesmo dia antes marcado, alterando apenas o horário, sua empresa não precisa pagar a mais.

Porém, atenção: essa prática da não-cobrança por adiantamento de voo é uma prática adotada somente pela cia aérea no próprio aeroporto ou via aplicativos. O ideal é confirmar a informação com a empresa.

O voo está atrasado ou foi cancelado pela cia aérea: e agora?

Segundo a ANAC, voos atrasados são um dos três problemas mais comuns entre os viajantes de avião. Entre os motivos para tal podemos destacar condições climáticas ruins, manutenções não programadas, conexões entre voos, overbooking, congestionamento aéreo, entre outros. A grande questão é: em caso de atraso do voo, o que fazer?

Acione imediatamente sua agência de viagens. Porém, tenha em mente que toda e qualquer ação de reacomodação do passageiro é de responsabilidade da cia aérea.

Nós, da Costa Brava, auxiliaremos no processo. Contudo, recorrer à própria empresa no aeroporto tende a ser uma atitude mais efetiva: afinal, nenhuma cia aérea deseja passageiros insatisfeitos, certo?

Se houver conexão

Cheque com a cia aérea para qual voo e data seu viajante foi reacomodado. Seu colaborador terá direito ao reembolso integral da passagem caso o novo voo não atenda às necessidades dele.

A maior preocupação é para quem fará alguma conexão. Se for o caso do seu viajante e ele perder o segundo embarque por voos atrasados, ele tem direito a ser compensado pela companhia aérea. É obrigação da empresa realocar o passageiro e dar uma compensação financeira (caso o atraso for superior a 4 horas).

Se não houver conexão

Mesmo quem não vai fazer conexão tem direito à assistência. De acordo com a Resolução nº 141/2010, quando ocorrer cancelamento, atraso de voo e preterição de embarque, o passageiro que aparecer para embarque terá direito à assistência material: comunicação, alimentação e acomodação.

Atrasos ou cancelamentos por causa de overbooking

O overbooking acontece quando as companhias aéreas fazem um número maior de reservas do que a capacidade do avião, o que gera atrasos nos voos e até cancelamento para alguns passageiros.

De acordo com a ANAC, esse problema deve ser solucionado pela própria companhia, que tem três possibilidades:

1. Alocar o passageiro para outro voo em no máximo 4 horas;

2. Reembolsar o passageiro;

3. Ou encaminhá-lo para outro meio de transporte, desde que dentro da expectativa do passageiro.

Durante o tempo de espera, as empresas são obrigadas a oferecer auxílios aos passageiros, tais como alimentação e hospedagem, caso o voo seja agendado para o dia seguinte.

Atente-se!

De uma forma ou de outra, voos atrasados nunca são uma situação agradável. Portanto, direcione sempre seu viajante para que ele faça a melhor programação possível, evitando quaisquer tipos de desconforto e fidelizando-o para futuras viagens.









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