Saiba como ser um bom gestor de viagens corporativas e siga os mandamentos para obter sucesso!
No cenário em que cada vez mais as viagens corporativas são fundamentais, como ser um bom gestor virou dilema nas empresas.
Aliás, até aonde vai o papel de um bom gestor de viagens corporativas? Você já parou para pensar?
Esta questão foi levantada pelo Gerente Regional Estratégico de Viagens na Philips LATAM, Fernão Loureiro, que palestrou em um dos Fóruns da Costa Brava.
O profissional explicou que, entre os interesses do Gestor de Viagens e dos viajantes, há pontos em comum que se tornam prioridades. São poucos pontos de sinergia que podem potencializar os conflitos de interesses. Por isso, como ser um bom gestor é um grande desafio!
Os 10 mandamentos em como ser um bom gestor de viagens corporativas, por Fernão Loureiro
I – Terás que conciliar dados de diversas fontes!
Lidar com um grande volume de dados e informações é o principal desafio em como ser um bom gestor de viagens corporativas.
II – Cuidarás de teus viajantes em deslocamento como cuidaria de ti
O acompanhamento da viagem corporativa deve ser feito antes, durante e após o deslocamento. E claro, sempre com a devida atenção para garantir o sucesso da viagem, bem como a segurança do viajante.
III – Não farás viagens de familiarização se teu Compliance não permitir
Esteja sempre assegurado de que as condutas estão de acordo com todas as regras da empresa e siga as leis administrativas.
IV – Não praguejarás quando sua tarifa estiver mais baixa no canal B2C (bussiness-to-consumer)
Respire fundo e tenha em mente de que as tarifas oscilam muito. Pesquisas intensas e contar com agências especializadas é sempre um bom caminho para encontrar tarifas mais baixas com condições de atender demandas corporativas, mesmo diante de opções online (geralmente com restrições inviáveis para este segmento).
V – Esclarecerás imediatamente todas as dúvidas internas
Deixar que colaboradores ou clientes fiquem cheios de dúvida, e por muito tempo, é dor de cabeça na certa. Evite confusões e imprevistos sanando dúvidas o quanto antes.
VI – Se não fores Comprador além de Gestor, executarás todas as estratégias de Procurement
Atente-se para todos os processos de aquisição do serviço de acordo com as diretrizes estabelecidas pela empresa.
VII – Conferirás as faturas do cartão virtual e relatórios de fee da TMC
Estar atento às despesas e orçamentos é fundamental. A dica é gerar relatórios com frequência para acompanhar o que sua empresa está pagando efetivamente.
VIII – Entenderás profundamente de integração de sistemas, XML e análise de dados gerenciais
Para o gerenciamento total do processo de viagens, entenda também de procedimentos fiscais, tecnológicos (como o que é um arquivo XML ou API, application programming interface) e saiba como gerenciá-los, bem como realizar análise desses dados em diferentes ferramentas.
IX – Terás que implementar cada novo aplicativo de viagem assim que for lançado no mercado
A tecnologia é forte aliada na excelência de viagens corporativas, e a cobrança do público interno pela adoção de novas soluções que saem no mercado de viagens é imensa. Fique de olho aos lançamentos e teste tudo o que pode ser favorável à sua empresa!
X – Terás um Plano Estratégico e envolverás teus fornecedores para uma execução bem-sucedida
Um bom gestor possui um pensamento estratégico e utiliza bons fornecedores para negociações e apoio às estratégias e táticas definidas.
Gerenciamento completo de viagens corporativas com a Costa Brava
A Costa Brava Viagens e Eventos está entre as maiores TMC’s (Travel Management Companies) do país e segue com afinco os 10 mandamentos de como ser um bom gestor.
Afinal, temos os melhores profissionais do segmento para a gestão ideal de suas viagens corporativas. Além de sermos uma agência global para atendimento de nossos viajantes em qualquer lugar do mundo!
Alinhamos experiência, expertise, profissionalismo e tecnologia para oferecer uma gestão eficiente.
Quer saber mais e ter auxílio em seu gerenciamento de viagens corporativas? Entre em contato conosco e saiba exatamente o que estamos falando!