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Estamos vivendo na era dos dados e não há como negar essa afirmação. De fato, o crescimento dos números para analisar e tomar decisões tem impactado completamente o jeito de fazer negócios ao redor do mundo e tem até um termo para isso: data driven.
Mais do que uma expressão bonita, o data driven é a maneira atual de como os negócios são geridos ao redor do mundo. Nos próximos anos, o termo que já ganha força será globalmente conhecido e naturalizado.
Data Driven
Data driven nada mais é do que os processos internos nas corporações que são geridos com base em dados. Saindo de achismos ou decisões baseadas em gostos, a era dos números chega para trazer assertividade em cada ação dentro das organizações.
Segundo uma estimativa em pesquisa realizada pela Fortune Business Insights, a taxa de crescimento da Big Data deve ser de 13,2% entre 2021 e 2028. Neste período os valores devem alcançar cerca de US$ 549,7 bilhões (R$ 2,73 trilhões).
As tomadas de decisões baseadas em dados estão mudando as empresas. No ramo de viagens e eventos corporativos, isso pode significar economia, assertividade e relatórios completos para as empresas.
Dados em viagens corporativas
Uma gestão de viagens corporativas baseada em data driven pode ser muito útil para a agência e também para a empresa viajante. Essa colaboração e parceria entre ambas as partes guiadas pelos dados podem trazer benefícios como otimização de tempo, economia e satisfação do serviço.
Uma empresa que contrata uma agência de viagens para gerir seus compromissos corporativos espera assertividade e tranquilidade no processo. Economia também é uma das vantagens de ter um parceiro especialista no assunto.
Se essa agência tem suas decisões baseadas em dados, o processo tende a ficar melhor, mais eficiente e econômico. Existem diversas métricas que podem ajudar nessa análise data driven para viagens corporativas, como:
- Despesas das viagens (geral, por média ou por colaborador);
- Comparativo de valores entre companhias aéreas, hotéis, rotas, etc.
- Nível de satisfação do viajante (com foco em aprimoramento);
- Custo por milha;
- ATP (Average Ticket Price);
- ADVP (advance purchase): tempo de antecedência de compra;
- Valores por sazonalidade.
Essas métricas podem gerar economia e eficiência nas viagens e a agência que utiliza os dados coletados a favor é capaz de chegar aos melhores resultados para seus clientes.
Dados em eventos corporativos
Assim como nas viagens, os eventos corporativos também podem ser metrificados e aperfeiçoados com o uso do data driven. É possível utilizar dados para a análise do sucesso e planejamento do projeto.
Para potencializar resultados, é preciso entender o que está dando certo no mundo, nos próprios eventos e o que será tendência. Os dados, ao serem analisados, ajudam nas tomadas de decisões.
Algumas métricas que podem ser utilizadas para a coleta de dados são:
- Taxa de conversão: números de ingressos x total de visitas;
- Análise de canais de divulgação (on e off-line);
- Percentual de desistentes;
- Feedback dos participantes;
- Vendas ou reuniões geradas no evento;
- ROI (retorno sobre o investimento).
Todas essas informações ajudam na análise de dados, tomada de decisão e relatório final do evento.
Data driven na Costa Brava
Sabemos que os dados são essenciais para os negócios atualmente. Todas nossas atividades são registradas e analisadas com base em dados. A métrica funciona como uma forma assertiva de compreender os resultados e pontos de melhoria.
Utilizamos Online Booking Tools que nos ajudam na comparação de valores em reservas e registram informações importantes para nosso departamento de Business Travel.
Outra ferramenta que auxilia o time de viagens e também de Live Marketing é o Power BI da Microsoft. Acreditamos que a inteligência potencializa oportunidades de negócio.
O Power BI é utilizado para conectar os serviços de software que utilizamos e nossas APIs. Ele transforma os dados em informações coerentes, bem estruturadas e ajuda na leitura assertiva desses dados.
Conte com os dados a favor de sua empresa
Aqui na Costa Brava, nossas decisões são baseadas em dados e temos uma vasta experiência no time. São mais de 200 colaboradores especializados para levar à sua empresa o melhor resultado.
Acreditamos que a tecnologia é capaz de escalar boas experiências.