26 ago 2022

O que é Phygital e qual sua importância para os eventos corporativos?

Você tem a impressão de que os mundos físico e digital estão cada vez mais próximos? Pois saiba que isso tem nome: Phygital. O termo significa a junção de duas palavras que antes eram consideradas opostas: físico e digital. Ou seja, é a união entre os universos offline e online em uma só experiência. Já […]


Você tem a impressão de que os mundos físico e digital estão cada vez mais próximos? Pois saiba que isso tem nome: Phygital.

O termo significa a junção de duas palavras que antes eram consideradas opostas: físico e digital. Ou seja, é a união entre os universos offline e online em uma só experiência.

Já não há barreiras entre o real e o virtual, e a união entre esses dois conceitos pode ser visto em vários meios, por exemplo, nas roupas com os wearables, nos objetos com a Internet das Coisas (IoT em inglês), entre outros.

Mas isso pode ser aplicado nos eventos?

 

Phygital em eventos

No varejo, por exemplo, a tendência do Phygital pode ser vista na integração entre as lojas físicas e virtuais com foco na experiência do consumidor. Um exemplo desta nova modalidade é a Amazon e o Kindle, seu dispositivo. Ao mesmo tempo, ela oferece opções de livros online e impressos. Isso possibilita múltiplas experiências para uma mesma pessoa.

Já no mercado de eventos, ela deve ser cada mais explorada pelas marcas. Entre as inúmeras possibilidades de junção entre o físico, virtual e digital, o mais importante é destacar a interatividade, engajamento e a possibilidade de diminuir distâncias, resultando em uma experiência única.

Esse novo formato exige mais criatividade e qualificação dos profissionais que atuam no mercado. Por exemplo, é preciso incluir técnicas de TV, direção artística, produção digital, e até ciência de dados.

O Phygital permite ainda um maior controle sobre os dados e ROI (Retorno Sobre Investimento), já que é possível saber quanto tempo levou para confirmação de um convite, a rastreabilidade de navegação de cada participante, inclusive até o tempo de participação de cada um, por exemplo.

 

Físico x digital

A tecnologia tem o poder de impressionar e derruba as barreiras que o físico estabelece. O público hoje é exigente e ávido por informação, e o Phygital entrega essa experiência.

A mudança no comportamento dos clientes traduz o futuro do consumo, que é a não distinção entre o físico e digital. Com isso, as marcas podem procurar intensificar a experiência física através de um ambiente digital.

Um exemplo da aplicação dessa tecnologia, por exemplo, é usar a localização de um cliente para enviar mensagens personalizadas, chamando a atenção para ações promocionais ou informações qualificadas. Ou seja, é possível envolver o participante, criando uma experiência presencial diferenciada e integrada com a experiência digital.

 

Cuidados com o Phygital

Mesmo com todas as possibilidades e novidades que esse formato traz, é preciso alguns cuidados. Por exemplo, a diversificação de público e suas diferentes gerações pedem estratégias bem diversificadas. O que funciona para um tipo de consumidor, pode não ser efetivo para outro.

É preciso ainda estudar a integração dos processos. Como será a associação entre as ações presenciais, por exemplo, com a inteligência artificial? Essa integração entre os dois ambientes deve alcançar todos os públicos, e fará toda a diferença no resultado do evento.

A transformação digital e as novas tecnologias vêm transformando a maneira que as pessoas se comunicam e relacionam entre si, com os ambientes e a informação. E o Phygital traz mais experiência e engajamento.

 

Resultados

Os bons resultados caminham junto a uma boa experiência do público. Em outras palavras, a tecnologia simplifica, mas é preciso sempre pensar na experiência do cliente e, para isso, deve-se pesquisar quem é seu cliente e o que ele espera da sua marca.

A evolução na maneira de se comunicar e atender aos clientes é fundamental para se manter em crescimento e estar na mente do público. Mas o Phygital vai além de apenas digitalizar as experiências, é preciso pensar em como criar momentos imersivos e interativos para cada usuário. As interações devem ser de qualidade e, de preferência, totalmente personalizadas.

O futuro é Phygital. Sua marca está atenta a essa evolução?

A Costa Brava está sempre em busca de soluções inovadoras e atualizadas com as tendências de mercado. Seja para eventos físicos, virtuais ou híbridos, nosso foco é analisar as melhores estratégias para entregar resultados e experiências diferenciadas para seu público.

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