22 nov 2016

O que o cliente busca hoje em um evento corporativo?

Cada evento corporativo deve manter foco total no cliente para poder surpreendê-lo Esquecer do cliente na hora de elaborar um evento corporativo é um erro fatal: os grandes eventos são justamente aqueles que entendem os anseios dos clientes e suas novas exigências, o que requer uma atualização frequente sobre o mercado e muita criatividade entre […]


Cada evento corporativo deve manter foco total no cliente para poder surpreendê-lo

Esquecer do cliente na hora de elaborar um evento corporativo é um erro fatal: os grandes eventos são justamente aqueles que entendem os anseios dos clientes e suas novas exigências, o que requer uma atualização frequente sobre o mercado e muita criatividade entre os gestores de eventos para poder inovar e surpreender sempre.

Entre tantos pontos que o cliente busca em um evento corporativo podemos destacar um: ele quer atenção total da marca com ele e suas expectativas. Uma marca que não se transportar a seu universo, inferindo experiências que ele gostaria de vivenciar e superando-as tende a ficar para trás perante suas concorrentes.

A marca deve ser um mundo bonito no qual o cliente gostaria de poder viver sempre ali, porque se sente representado, ouvido e bem atendido. O evento é a grande chance da marca em mostrar que ela pode sim criar e gerenciar esse mundo bonito e atender seu cliente da melhor forma possível, com disponibilidade de atenção e com estímulos frequentes que ajudam a manter a relação aquecida.

Junto a isso, o que o cliente busca hoje em um evento corporativo é:

1) Que a marca mostre que sabe quem o cliente é

Isso envolve um belo estudo do público-alvo e do mercado. Esqueça aquele perfil básico por sexo, idade e classe social. O gestor de eventos deve ir além dessa análise superficial do público se quer surpreender seus clientes.

Entender o cliente envolve se transpor ao seu universo, identificando o que ele consome em seu dia a dia, quais são seus hobbies, que recursos linguísticos esse público utiliza em suas conversas e com quais universos ele se familiariza e que poderiam ser usados pela marca para gerar identificação.

2) Que os canais de comunicação e linguagem sejam apropriados

Todo esse entendimento da linguagem do cliente pode ajudar a construir uma comunicação mais efetiva no evento corporativo, onde a linguagem correta pode ser aliada de recursos linguísticos pertinentes ao dia a dia do público.

A empresa pode unir profissionalismo e qualidade a uma capacidade de se conectar ao cliente, frequentar os mesmos espaços e até mesmo estar presente nos canais de comunicação que são habituais a seu público. Essa percepção de ir até onde o cliente está é de suma importância e o ideal é que estes canais possam dar algum tipo de liberdade para o cliente expor tudo aquilo que pensa ao mesmo tempo em que a empresa cuida de monitorar a percepção formada sobre a marca.

3) Que o evento corporativo cumpra aquilo que prometer

Prometer demais e não cumprir é um erro terrível em qualquer campo. Vale mais a pena verbalizar poucos adjetivos publicitários sobre o que se espera que o evento seja e dar maior atenção para que ele realmente seja aquilo que se espera.

Honrar as promessas de atrações do evento é fundamental. Melhor ainda é divulgar apenas o necessário e deixar o evento falar por si: fazer algo tão fantástico que o cliente mesmo cuide de adjetivar positivamente por aí todas as suas impressões sobre o que viveu.

Caso não tenha certeza de que poderá cumprir uma agenda, então evite assumir compromissos e causar frustrações.

4) Que a empresa utilize recursos tecnológicos de ponta

O cliente quer participar de algo inovador e que demonstre pioneirismo, por isso usar tecnologia de ponta é importante para surpreender o cliente. É o novo, afinal, que fará seus olhos brilharem, despertando a sensação de acessar algo exclusivo, que poucos de seus pares costumam ter acesso.

Só que ele também espera que tudo funcione bem, que os recursos deixem os holofotes onde eles devem estar, sem atrapalhar em nada o desenvolvimento do evento corporativo. Nessa hora apostar em qualidade não faz mal a ninguém e se tiver como aliar isso a algumas surpresas e inovações, melhor ainda.

5) Que haja uma atenção aos detalhes do evento

Espaço, palestrantes: tudo isso é ótimo. Mas o cliente também dá muita atenção aos detalhes em eventos corporativos: itens pequenos de decoração, limpeza de cada ambiente, uso de produtos de boa qualidade e outros.

Tanto quanto o mais perceptível pode ser analisado e julgado, esses detalhes também sofrem a avaliação de clientes mais exigentes e ajudam a construir uma imagem da marca: uma faca sem corte, um copo sujo, um sabão que resseca muito a pele ou um vaso mais escolhido são pontos que podem ser essenciais para algumas pessoas.

Eventos corporativos requerem bons anfitriões que cuidem com esmero de tudo o que fazem e oferecem para seus clientes.

6) Que o evento corporativo gere Brand Experience

Tão importante como saber quem é o cliente, é que a empresa saiba quem é ela própria e como ela pretende se posicionar. Apesar de se transpor ao universo do público a marca deve ser criteriosa sobre quem ela irá atingir, sem tentar se adaptar toda hora a diferentes públicos. Ela pode ser cortês com todos, claro, mas deve estar ciente das pessoas com quem lhe interessa dialogar.

O evento deve transmitir o que a marca espera de si ao mesmo tempo que constrói algo para pessoas que podem se interessar pelo que ela oferece. Assim ela pode construir um valor e experiência com a marca (Brand Experience) e que ao longo do evento irá comunicar sua imagem e conectar com aquele público-alvo que realmente se identifica com todos os seus valores e propostas.

Dica:

A Brand Experience não acaba com o evento corporativo. Ela passa por fases de atração, experiência e conclusão, mas algumas vezes ela pode envolver também uma fase de extensão. Se for o caso, reúna-se com outros departamentos relacionados ao cliente para elaborar uma estratégia de marketing de relacionamento e combinar estímulos para manter aquecida essa relação construída.

No fundo, a chave de todo evento é criar uma experiência sob medida a seu perfil de público e para isso é preciso se conhecer bem (como marca), conhecer bem esse público e acompanhar alguns de seus passos dentro e fora do evento.

fale
conosco

Ficou com alguma dúvida? Deseja melhorar a gestão de viagens da sua empresa, realizar um evento corporativo de sucesso? Entre em contato conosco através do nosso CHAT ou telefones, agende uma conversa e descubra como podemos te ajudar.

(19) 3753-2300
0300 10000 40
Av. Carlos Grimaldi, 1701
Torre 1, 2º Andar
Campinas - SP / CEP 13091-908

nossos
clientes

siga-nos: